F5 Motor para Portão - F5 Motor Para Portao Automático
F5 Motor para Portão Automático PPA

(11)96339–7834 — (11)2506–4270

Instalação de Motor para Portão

Para qual­quer mod­e­lo de portão, existe o motor ide­al. Seja bas­cu­lante, deslizante ou piv­otante. Temos F5 Motor para Portão Automático.

manutenção de motor de portão automático

Manutenção de Motor para Portão

O motor do portão apre­sen­ta algum defeito, mas ain­da não é hora de sub­­sti­­tuí-lo, a solução mais ade­qua­da seria a manutenção desse motor. Se pre­cis­ar, F5 Motor para Portão Automático.

Top Motor para Portão

Reforma de Motor para Portão

Casos em que a manutenção seja mais com­plexa, mas ain­da tem solução, nada mel­hor do que uma refor­ma do motor para aumen­tar a vida útil do equipa­men­to. Encon­tre um téc­ni­co próx­i­mo á você que tra­bal­ha com F5 Motor para Portão Automático.

F5 Motor para Portão Automático PPA

Assistência Técnica de portões automáticos

Para solic­i­tação com téc­ni­cos pres­en­ci­ais ou por vídeo chama­da. Sem pre­cis­ar sair de casa, tentare­mos solu­cionar o prob­le­ma do seu motor para portão.

F5 Motor para Portão Automático

Troca da Central de comando eletrônica do Motor para Portão

Con­sid­er­a­da o “cére­bro” dos motores, a pla­ca é o item prin­ci­pal em uma manutenção de portão automáti­co, que faz a comu­ni­cação entre todos os itens do motor para portão. Con­sulte tam­bém F5 Motor para Portão Automático.

controle remoto de portão

Venda e configuração de controle remoto para Portão Automático

Mais da metade das lig­ações em nos­sa empre­sa são para com­pra de con­t­role remo­to de motor de portão. Vendemos con­t­role das maiores mar­cas nacionais (PPAGaren e Pec­cinin).

Como escol­her um portão Deslizante? 

Para portão deslizante, não tem muito seg­re­do. Escol­ha o mod­e­lo estéti­co que mais com­bi­na com a residên­cia, e ver­i­fique alguns pon­tos: Quan­to maior a roldana de cor­rer (rod­in­ha) do portão, mais tem­po vai durar sem manutenção, e o portão fica mais leve para se puxar tan­to com a mão quan­to com o motor. Atenção: em portões de residên­cia padrão, não acred­ite em lugares que ten­tam insta­lar mais de 2 rod­in­has no portão, para que ele cor­ra mel­hor. O ide­al são duas mes­mo. Portão PPA Assistên­cia Téc­ni­ca Jardim das Nações, Se tiv­er mais que isso, uma rod­in­ha aca­ba tra­van­do a out­ra por qual­quer tor­ci­da que o portão der com o pas­sar do tem­po, e tam­bém é bem comum acon­te­cer o efeito gan­gor­ra no portão, ou seja, a rod­in­ha do meio se apoia, e uma das out­ras duas fica sem apoiar direito. 

Quero com­prar um motor de portão, mas não quero a insta­lação. Quan­to cus­ta? Meu portão é basculante. 

Não com­pen­sa. Caso o motor dê algum defeito, que a própria garan­tia pos­sa cobrir, o téc­ni­co que instalou não vai poder faz­er nada para aju­dar, pois só fez a insta­lação. A garan­tia não cobre erros de insta­lação e peças dan­i­fi­cadas durante a insta­lação do motor, por­tan­to ao com­prar motor avul­so é pre­ciso ter certeza de que vai real­mente saber insta­lar, ou tem um téc­ni­co que seja do ramo, e não somente um “que­bra-gal­ho.

Ten­ho um portão com 100 qui­los bas­cu­lante. Qual o motor mais indi­ca­do e que aguente, para não ter que com­prar um muito caro? 

Inde­pen­dente do peso do portão bas­cu­lante, exis­tem caixas de peso lat­erais no portão, ou seja, se o portão tem 100 qui­los, acom­pan­ham 02 caixas, uma de cada lado, cada uma com 50 qui­los, para neu­tralizar o peso do portão, e ter seu cor­re­to bal­ancea­men­to. Um portão bem bal­ancea­do não força tan­to o motor, exce­to se o portão além de pesa­do for muito com­pri­do, com taman­hos aci­ma de 5 met­ros. Portão PPA Assistên­cia Téc­ni­ca Jardim das Nações, Em portões pesa­dos e grandes ao mes­mo tem­po, é pre­ciso colo­car um motor mais reforça­do, e de prefer­ên­cia não muito rápi­do, que ten­ha uma veloci­dade baixa e con­stante, para aumen­tar a vida util do motor, além de que pode ser necessário o uso de 02 motores, sendo um de cada lado do portão. Em todo caso, é mel­hor um téc­ni­co avaliar seu portão sem compromisso. 

O que é fim de curso? 

São os sen­sores do motor de portão que indicam que o portão já chegou ao final de seu cur­so, ou seja, já está total­mente aber­to, ou total­mente fecha­do. Sem o sen­sor o motor vai con­tin­uar ten­tan­do puxar o portão mes­mo quan­do ele já está ou pas­sou dos seus limites. 

Como enten­der se um portão pode ou não estar automatizado? 

De uma for­ma ou de out­ra, prati­ca­mente todos os portões podem ser autom­a­ti­za­dos. Para saber o mod­e­lo exa­to de motor para ser insta­l­a­do no portão é mel­hor que o téc­ni­co faça uma avali­ação dire­ta­mente no local do portão eletrôni­co. Portão PPA Assistên­cia Téc­ni­ca Jardim das Nações, Em portão bas­cu­lante uma coisa essen­cial para ver­i­ficar é se ele está com seu alin­hamen­to e bal­ancea­men­to cor­re­tos. Para ver­i­ficar, bas­ta lev­an­tá-lo com a mão a par­tir de 50cm do chão, e daí em diante o portão tem que ficar para­do em qual­quer lugar que for deix­a­do no cam­in­ho. Não pode nem abrir soz­in­ho e nem fechar soz­in­ho, para que o bal­ancea­men­to este­ja cor­re­to. (Esse teste deve ser feito com o portão desacopla­do do motor, usan­do manualmente) 

Como escol­her o mel­hor tipo de portão automáti­co para condomínio? 

Tudo depende do espaço disponív­el para insta­lação. O tipo deslizante requer espaço lat­er­al sufi­ciente para o portão se mover. O bas­cu­lante é mais com­pacto, mas deve-se con­sid­er­ar que a potên­cia insta­l­a­da do motor deve ser com­patív­el com a car­ga de tra­bal­ho necessária (peso do portão e taman­ho do ciclo por hora). 

O que é necessário para a insta­lação do motor de portão automático? 

Pon­to de ener­gia ou toma­da com volt­agem de 220 volts, além de dois dis­jun­tores de 5 a 10 Amperes pro­te­gen­do os fios de ener­gia que chegam ao motor. 

Como cod­i­ficar con­troles da fre­quen­cia 433MHZ na cen­tral do motor PPA de portão con­ven­cional: (Portão Bas­cu­lante ou Portão Deslizante) 

Recep­tor avul­so: Nesse sis­tema, a cen­tral tem uma pla­ca recep­to­ra peque­na plu­ga­da de for­ma aux­il­iar, que coman­da por sua vez a recepção de sinal dos con­troles remo­tos e envia o pul­so para a cen­tral maior PPA de portão. Local­ize essa plaquin­ha menor, e faça o seguinte: Segure aper­ta­do o botão do con­t­role que dese­ja con­fig­u­rar, e em segui­da aperte uma vez só o botão do recep­tor com o nome de PROG (não é necessário usar JUMPER nem nada, somente aper­tar o botão de pro­gra­mação PROG). Pron­to, já está con­fig­u­ra­do. Em alguns casos, faça o con­trário se não fun­cionar: Aperte uma vez o botão PROG, um led ver­mel­ho do recep­tor dev­erá se acen­der, então enquan­to ele estiv­er ace­so, aperte o botão do con­t­role que dese­ja cadas­trar. Pron­to. Se da out­ra for­ma não havia cadastra­do, des­ta for­ma deve fun­cionar. Mod­e­lo de Jumper e PROG: Primeira­mente, retire os para­fu­sos que fecham a tam­pa onde fica a cen­tral do portão. O pro­ced­i­men­to é pare­ci­do com o de con­fig­u­ração dos con­troles da Garen. Encon­tre as duas pern­in­has de met­al , onde aparece escri­ta a palavra PROG. Tem uma pecin­ha pre­ta (JUMPER) que pode se encaixar nas duas pern­in­has de met­al para fechar o cir­cuito, e deste modo, entrar em modo de pro­gra­mação dos con­troles. Essa con­fig­u­ração do con­t­role só é acei­ta pela cen­tral eletrôni­ca do portão PPA se o portão estiv­er no meio do per­cur­so, para­do fora dos sen­sores de fim de cur­so de aber­tu­ra e fechamen­to. Bas­ta fechar o cir­cuito com o JUMPER e a cen­tral está em modo de pro­gra­mação. Segure aper­ta­do o botão do con­t­role que dese­ja cadas­trar na cen­tral, e o led ver­mel­ho da cen­tral vai ficar pis­can­do bem rápi­do. Con­firme enquan­to o led está pis­can­do, aper­tan­do o botão da pla­ca com o nome de BOT ou + em alguns casos. Retire o Jumper e a pro­gra­mação já deve estar pronta. Mod­e­lo de Chav­in­has: Neste sis­tema de chav­in­has, existe na cen­tral uma sequen­cia de 8 Chaves peque­nas de ON e OFF, que rep­re­sen­tam todas as con­fig­u­rações da cen­tral. A pro­gra­mação de con­troles PPA fica na chave numero 8. Portão PPA Assistên­cia Téc­ni­ca Jardim das Nações, Acione a chave 8 para ON e segure aper­ta­do o botão do con­t­role que dese­ja con­fig­u­rar. O led ver­mel­ho vai pis­car bem rápi­do, indi­can­do que a cen­tral está recon­hecen­do aque­le con­t­role. Con­firme aper­tan­do o botão com o sim­bo­lo de (+). ATENÇÃO: Se aper­tar o sim­bo­lo (-)por engan­do, vai apa­gar todos os con­troles que estavam fun­cio­nan­do na cen­tral, e pre­cisa recon­fig­u­rar todos nova­mente. Depois, volte a chav­in­ha numero 8 para a posição ini­cial e pron­to, já deve estar fun­cio­nan­do seu controle. 

Como cod­i­ficar con­t­role do alarme para abrir o portão? 

Con­t­role remo­to de alarme de car­ro pode ser cod­i­fi­ca­do na cen­tral do portão, se ambos forem da mes­ma fre­quên­cia. Portão PPA Assistên­cia Téc­ni­ca Jardim das Nações, A maio­r­ia dos con­troles de alarme tra­bal­ham na fre­quên­cia 433Mhz, assim como os con­troles de portão. Podem ser cod­i­fi­ca­dos, como tam­bém podem inter­ferir no fun­ciona­men­to do portão caso sejam aciona­dos durante a pro­gra­mação do motor de portão. 

Con­si­go abrir a fechadu­ra elétri­ca com um con­t­role remo­to, assim como abro o portão basculante? 

Sim, pode ser feito des­ta maneira. Pre­cisa lig­ar uma fonte que ali­mente um recep­tor de sinal avul­so, que por sua vez aciona a fechadu­ra elétri­ca. Pode ser con­fig­u­ra­do até mes­mo no mes­mo con­t­role remo­to do portão bas­cu­lante, sendo um botão para a por­ta social e out­ro para o portão de garagem. Se o con­t­role já estiv­er con­fig­u­ra­do com os 2 botões no portão maior, é pre­ciso recon­fig­u­rar a cen­tral para que seja usa­do somente um dos botões para seu aciona­men­to. Portão PPA Assistên­cia Téc­ni­ca Jardim das Nações, Bas­tante gente hoje em dia não leva mais chave da fechadu­ra quan­do sai de casa, usa somente con­t­role remo­to para ambos os portões. Existe ape­nas um prob­le­ma: quan­do aca­ba a ener­gia elétri­ca a pes­soa não con­segue entrar em casa. Sem­pre é bom ter uma chave de reser­va por questão de segurança. 

Qual mar­ca é mel­hor hoje, Rossi, Pec­cinin ou Garen? 

Cada empre­sa pode ter opiniões difer­entes sobre esta per­gun­ta, mas na nos­sa opinião, o motor que menos apre­sen­ta prob­le­mas após insta­l­a­do é o Pec­cinin. Portão PPA Assistên­cia Téc­ni­ca Jardim das Nações, Tra­bal­hamos com as 3 mar­cas, e ambas são boas. Os prob­le­mas pos­te­ri­ores à insta­lação geral­mente são de con­fig­u­ração ou ajustes sim­ples, e a garan­tia cobre todos normalmente. 

Quem nun­ca teve von­tade de fugir da roti­na e se diver­tir nos feri­ados? É claro que é necessário ter um tra­bal­ho que nos dê essa pos­si­bil­i­dade, mas muitas vezes a cor­re­ria do cotid­i­ano não per­mite que aproveit­e­mos esse tem­po como gostaríamos. Por isso, via­jar nas férias do tra­bal­ho é uma óti­ma ideia! Além de des­cansar, você vol­ta ren­o­va­do para as ativi­dades profis­sion­ais. Via­jar que­bra a roti­na, te faz dar uma pausa, esque­cer os prob­le­mas, as obri­gações do tra­bal­ho e tirar um tem­po para ficar na com­pan­hia de quem você mais ama. Isso te aju­da a man­ter-se feliz e de bem com a vida. É unân­ime: todos esper­am ansiosos pelas férias do tra­bal­ho! Afi­nal, depois de um ano inteiro se ded­i­can­do ao serviço, nada mel­hor do que des­cansar em des­ti­nos paradisíacos.

Sem aper­tar nen­hum con­t­role remo­to, o portão automáti­co pode abrir sozinho? 

Não é nor­mal, e nem deve acon­te­cer isso. Caso acon­teça, é pre­ciso tro­car o códi­go do con­t­role, pois pode ter sido clon­a­do, ou tro­car a fre­quên­cia do portão por uma dig­i­tal atu­al, para evi­tar inter­fer­ên­cias ou clon­a­gens. Em alguns casos o portão abre soz­in­ho quan­do tem algum prob­le­ma na fotocélu­la, que indi­ca que algum obje­to está debaixo do portão, e faz com que ele abra nova­mente enquan­to esta­va fechan­do. Out­ro moti­vo para isso acon­te­cer é quan­do algum dos con­troles remo­tos está com defeito, e por algu­ma sen­si­bil­i­dade no cir­cuito do botão do con­t­role, abre o portão sem ninguém ter aper­ta­do os botões. 

Meu por­tao auto­mati­co esta fican­do baixo com o pas­sar dos anos, e ras­pa no chão. O que acontece? 

Para resolver este prob­le­ma, é pre­ciso con­tratar os serviços de um ser­ral­heiro. Para o portão ter desci­do como nesse caso, podem estar dan­i­fi­ca­dos os braços de sus­ten­tação, ou pre­cisan­do de reforços de sol­da. Portão PPA Assistên­cia Téc­ni­ca Jardim das Nações, Se o portão for autom­a­ti­za­do, é fun­da­men­tal resolver os reparos da ser­ral­he­ria antes que o motor seja dan­i­fi­ca­do tam­bém dev­i­do ao uso jun­to ao portão com avarias. 

Como abrir man­ual­mente um portão piv­otante com defeito? 

Usa o mes­mo méto­do do portão bas­cu­lante (descrito logo aci­ma), porém é mais fácil de abrir pois o brac­in­ho não recebe tan­ta pressão do motor. Tire um cadea­do pequeno, liberan­do um pino de fer­ro, depois tire o pino de fer­ro e des­en­caixe o brac­in­ho em duas partes para que desacople do motor do portão.