F5 Motor para Portão - F5 Motor Para Portao Automático
F5 Motor para Portão Automático PPA

(11)96339–7834 — (11)2506–4270

Instalação de Motor para Portão

Para qual­quer mod­e­lo de portão, existe o motor ide­al. Seja bas­cu­lante, deslizante ou piv­otante. Temos F5 Motor para Portão Automático.

manutenção de motor de portão automático

Manutenção de Motor para Portão

O motor do portão apre­sen­ta algum defeito, mas ain­da não é hora de sub­­sti­­tuí-lo, a solução mais ade­qua­da seria a manutenção desse motor. Se pre­cis­ar, F5 Motor para Portão Automático.

Top Motor para Portão

Reforma de Motor para Portão

Casos em que a manutenção seja mais com­plexa, mas ain­da tem solução, nada mel­hor do que uma refor­ma do motor para aumen­tar a vida útil do equipa­men­to. Encon­tre um téc­ni­co próx­i­mo á você que tra­bal­ha com F5 Motor para Portão Automático.

F5 Motor para Portão Automático PPA

Assistência Técnica de portões automáticos

Para solic­i­tação com téc­ni­cos pres­en­ci­ais ou por vídeo chama­da. Sem pre­cis­ar sair de casa, tentare­mos solu­cionar o prob­le­ma do seu motor para portão.

F5 Motor para Portão Automático

Troca da Central de comando eletrônica do Motor para Portão

Con­sid­er­a­da o “cére­bro” dos motores, a pla­ca é o item prin­ci­pal em uma manutenção de portão automáti­co, que faz a comu­ni­cação entre todos os itens do motor para portão. Con­sulte tam­bém F5 Motor para Portão Automático.

controle remoto de portão

Venda e configuração de controle remoto para Portão Automático

Mais da metade das lig­ações em nos­sa empre­sa são para com­pra de con­t­role remo­to de motor de portão. Vendemos con­t­role das maiores mar­cas nacionais (PPAGaren e Pec­cinin).

É seguro con­fi­ar somente no motor para travar o portão? 

Não. O mais recomen­da­do mes­mo, para a segu­rança dos clientes, é o uso de cadea­do, prin­ci­pal­mente em ocasiões em que o portão vai ficar muito tem­po sem usar. Mas então, pra que um portão automáti­co se a gente pre­cisa descer do car­ro para abrir o cadea­do? Pois é, não teria lóg­i­ca usar dessa for­ma, mas sem­pre recomen­damos aos clientes, que pelo menos travem o portão com cadea­do em casos em que vai via­jar, ou a noite, quan­do vai ficar muito tem­po sem uso. No brac­in­ho do motor bas­cu­lante, existe um pino onde é instruí­do o uso de cadea­do pequeno de 20 milimet­ros. Portão Eletrôni­co Parou de Fun­cionar Recan­to Bom Jesus, Qual­quer pes­soa com um obje­to semel­hante a uma chave de fen­da é capaz de forçar o cadea­do e que­brá-lo se estiv­er acessív­el pelo lado da rua. Recomen­damos uma tra­va própria para ess­es mod­e­los de brac­in­hos de portão, que é encon­tra­da prin­ci­pal­mente em casas de mate­ri­ais de con­strução grandes, onde o brac­in­ho é pre­so com essa tra­va mecâni­ca, e o cadea­do fica escon­di­do por trás, ten­do aces­so somente pelo lado de den­tro da casa. 

Os portões automáti­cos pec­cinin são óti­mos para quem quer econ­o­mizar tem­po e garan­tir segu­rança. Eles fun­cionam da seguinte for­ma: você digi­ta o códi­go na entra­da do portão e ele se abre auto­mati­ca­mente, per­mitin­do que você passe. Além dis­so, os portões pec­cinin con­tam com um sis­tema de fechamen­to automáti­co, o que sig­nifi­ca que você não pre­cisa se pre­ocu­par em fechar o portão man­ual­mente depois de pas­sar. É muito prático!

Qual o portão mais ade­qua­do para o condomínio? 

O mais impor­tante é saber se o motor é com­patív­el e a fre­quên­cia de uso.Os espe­cial­is­tas acred­i­tam que a maior causa dos prob­le­mas de uso do equipa­men­to é o taman­ho do motor ser muito pequeno — pode ser a entre­ga erra­da da con­stru­to­ra muitas vezes.É impor­tante que o motor forneça ener­gia em função do peso do portão, e seus tem­pos de ciclo (aber­tu­ra e fechamen­to, por hora) tam­bém sejam com­patíveis com as neces­si­dades do apartamento.Portão Eletrôni­co Parou de Fun­cionar Recan­to Bom JesusEm out­ras palavras, é impos­sív­el para uma empre­sa com horários extrema­mente movi­men­ta­dos de entra­da e saí­da con­sid­er­ar ape­nas 15 cic­los por hora. Ele pode fun­cionar por um tem­po, mas isso causará o des­gaste das peças e reduzirá o tem­po de uso do motor. 

Deu um raio durante uma tem­pes­tade, e queimou a pla­ca do meu motor. Pode ser consertada? 

Con­ser­ta­da até pode ser, mas não com­pen­sa. Imag­ine que a sobre­car­ga queimou alguns dos com­po­nentes eletrôni­cos do motor. Ao queimar ess­es com­po­nentes, os com­po­nentes próx­i­mos sofr­eram uma cer­ta sobre­car­ga, não a pon­to de queimar, mas uma sobre­car­ga fora do nor­mal do seu fun­ciona­men­to. Quan­do o téc­ni­co for con­ser­tar, vai tro­car somente os com­po­nentes que estão queima­dos, e os com­po­nentes que sofr­eram, mas não queimaram, con­tin­u­am na pla­ca. Em pouco tem­po, ess­es com­po­nentes vão queimar ou parar de fun­cionar tam­bém, cau­san­do mais tanstornos, e mais gas­tos com assistên­cia téc­ni­ca. Portão Eletrôni­co Parou de Fun­cionar Recan­to Bom Jesus, Seguin­do esse raciocínio é que as segu­rado­ras dão prefer­ên­cia hoje em dia á sub­sti­tu­ição dos equipa­men­tos dan­i­fi­ca­dos do que ser fei­ta uma reparação nos mesmos. 

Como cod­i­ficar con­troles da fre­quen­cia 433MHZ na cen­tral do motor Garen de portão: (Portão Bas­cu­lante ou Portão Deslizante) 

Primeiro é pre­ciso reti­rar os qua­tro para­fu­sos que fecham a tam­pa da cen­tral, para ter aces­so á pla­ca. Na pla­ca do motor garen é pre­ciso encon­trar duas pern­in­has de met­al, onde está escrito a palavra PROG. Tem uma pecin­ha pre­ta (JUMPER) que pode se encaixar nas duas pern­in­has de met­al para fechar o cir­cuito, e deste modo, entrar em modo de pro­gra­mação. Feche o cir­cuito e aguarde alguns segun­dos até que os leds ver­mel­ho e verde per­maneçam ace­sos. Aperte o botão do con­t­role remo­to novo que quer cod­i­ficar (pre­cisa ter certeza que o con­t­role é da mes­ma fre­quen­cia 433MHZ da pla­ca), a luz verde começa a pis­car por uns 5 segun­dos e vol­ta a ficar ace­sa. Portão Eletrôni­co Parou de Fun­cionar Recan­to Bom Jesus, No exa­to momen­to em que o led verde está pis­can­do, é pre­ciso aper­tar o botão BOT que se encon­tra per­to do PROG da cen­tral da Garen. Con­fir­man­do no BOT que aque­le con­t­role será usa­do nes­sa pla­ca, auto­mati­ca­mente o con­t­role ja está cadastra­do. Bas­ta repe­tir o mes­mo pas­so a pas­so para con­fig­u­rar os out­ros con­troles remo­tos de portão. Depois que todos já estão con­fig­u­ra­dos, retire o JUMPER do cir­cuito de PROG e aguarde até que os 2 leds (ver­mel­ho e verde) se apaguem. Pron­to, os con­troles já devem funcionar. 

Um portão de 4 segun­dos tem mais pos­si­bil­i­dade de dar prob­le­ma do que um de 8 segundos? 

Por ter um esforço maior na hora de abrir e fechar, o motor mais rápi­do des­gas­ta bem mais do que o con­ven­cional. O mecan­is­mo do motor mais rápi­do é feito de for­ma mais reforça­da, mas é essen­cial que seja fei­ta sua cor­re­ta manutenção pre­ven­ti­va, man­ten­do sem­pre o motor lubri­fi­ca­do, para evi­tar atri­tos entre as peças do motor. Portão Eletrôni­co Parou de Fun­cionar Recan­to Bom Jesus, Quan­to mais rápi­do o motor, maior a fre­quên­cia de lubri­fi­cação a ser fei­ta no mecan­is­mo do motor e no próprio portão. 

Um portão automáti­co gas­ta mui­ta energia? 

Não. Para se ter uma idéia, um motor de portão bas­cu­lante de 1/4 Hp padrão de residên­cias, usa­do para abrir e fechar por vol­ta de 10 vezes ao dia, terá um con­sumo men­sal médio de 2Kwh. O val­or em R$ depende da base de cál­cu­los da sua con­ta men­sal, mas é bem mínimo. 

O que é manutenção pre­ven­ti­va de portão basculante? 

Na hora dos cuida­dos com a manutenção, portão automáti­co bas­cu­lante prin­ci­pal­mente, é pre­ciso tomar cuida­do com vários detal­h­es, para evi­tar aci­dentes. Den­tre todos os mod­e­los, o portão automáti­co bas­cu­lante é o mais perigoso quan­do não se tomam os dev­i­dos cuida­dos. O portão abre para cima, equi­li­bran­do seu peso bru­to com as duas caixas de con­tra-peso lat­erais, lig­an­do-se ape­nas pelos cabos de aço. Podemos ver o cabo de aço do portão por com­ple­to? Não. Portão Eletrôni­co Parou de Fun­cionar Recan­to Bom Jesus, Os cabos cor­rem na lat­er­al do portão bas­cu­lante, e são visíveis par­cial­mente, quan­do o portão está no meio do cam­in­ho, olhan­do as guias lat­erais pelo lado de fora. Parte do cabo de aço fica pelo lado de den­tro do portão, e é exata­mente nesse pedaço do cabo que ocorre a maior fadi­ga, oca­sio­n­an­do o rompi­men­to. Imag­ine um portão de 400 qui­los. Quan­do está abrindo com o motor para portão automáti­co bas­cu­lante, nem percebe­mos que é tão pesa­do, pois em cada uma das duas caixas lat­erais existe um peso de 200 qui­los, que neu­tral­iza o peso do portão. Quan­do um dos cabos desse portão se rompe, são 200 qui­los extras que vão cair de uma vez, dan­i­f­i­can­do o motor do portão e tudo mais que estiv­er por baixo do portão. É bem comum cair em cima do car­ro enquan­to a pes­soa está pas­san­do por baixo. Bem mate­r­i­al, é recu­peráv­el, mas e se uma pes­soa está pas­san­do pelo portão? Ago­ra deve ter enten­di­do a neces­si­dade da manutenção pre­ven­ti­va no seu portão. 

Portões automáti­cos — Por que que­bram tanto? 

Pode-se diz­er que o portão do aparta­men­to é um dos equipa­men­tos mais usa­dos ​​no dia a dia!Em alguns empreendi­men­tos, ele pode ser aber­to e fecha­do mais de mil vezes por dia. Além de coisas usadas com fre­quên­cia, boas condições tam­bém são vitais para a segu­rança de todo o aparta­men­to. Portão Eletrôni­co Parou de Fun­cionar Recan­to Bom Jesus, É por isso que tan­tos pro­pri­etários pen­sam que têm um grande prob­le­ma quan­do o portão começa a dar sinais de prob­le­mas todos os meses. Cada fal­ha tem que ser ques­tion­a­da e os prob­le­mas atu­ais têm que ser expli­ca­dos a muitos moradores, o que é exaustivo.O dis­pos­i­ti­vo foi pro­je­ta­do para fornecer veloci­dade e autono­mia para os moradores dos aparta­men­tos entrarem e sairem.Seja por meio de um con­tro­lador, sen­sor no car­ro, sen­ha ou dis­pos­i­ti­vo bio­métri­co, você pode acionar o portão da garagem para abrir, deixar o veícu­lo pas­sar e fechá-la sem exi­gir que ninguém saia do car­ro ou da estação de trabalho. 

Meu portão automáti­co foi insta­l­a­do há 2 anos, e hoje caiu no meu car­ro. A empre­sa deve pagar o pre­juí­zo do portão e do carro? 

Todo portão novo tem no mín­i­mo 1 ano de garan­tia, pelo menos se for com­pra­do em fab­ri­cantes nacionais. Portão Eletrôni­co Parou de Fun­cionar Recan­to Bom Jesus, Caso seja algu­ma empre­sa não legal­iza­da, fica mais difí­cil essa garan­tia esten­di­da, pois o códi­go de defe­sa do con­sum­i­dor pre­vê somente 3 meses de garan­tia. Se foi insta­l­a­do há 2 anos, provavel­mente não vai ter reem­bol­so nem poderá cobrar o pre­juí­zo de quem forneceu o portão, pois em tan­to tem­po assim de uso podem ocor­rer vários fatores para oca­sion­ar esse prob­le­ma, como por exem­p­lo não faz­er a cor­re­ta manutenção pre­ven­ti­va, que serve para ver­i­ficar e cor­ri­gir os defeitos que podem acon­te­cer no uso nor­mal do dia-a-dia. Pre­cisa tomar cuida­dos e lubri­ficar o portão pelo menos a cada 6 meses, e sem­pre acom­pan­har se os cabos de aço lat­erais estão para que­brar, para sub­sti­tuir antes que o pior aconteça. 

Como insta­lar um motor de por­tao PPA/Garen/Peccinin?

Insta­lação muda de portão para portão: É sem­pre bom chamar um téc­ni­co para faz­er a insta­lação. Quan­do já exis­tia um motor ante­ri­or no portão, e o cliente está sub­sti­tuin­do por um motor para portão automáti­co PPA novo, a úni­ca duvi­da vai ser durante as con­fig­u­rações da cen­tral. Con­sulte sem­pre o man­u­al téc­ni­co que acom­pan­ha o motor, porque as duvi­das vão sur­gir de diver­sas for­mas. Imag­ine se você com­prar um motor para insta­lar soz­in­ho, e em alguns dias ou meses ele dá algum tipo de prob­le­ma. Como será o pro­ced­i­men­to? Portão Eletrôni­co Parou de Fun­cionar Recan­to Bom Jesus, Levar o motor até onde com­prou, desmon­tan­do ele inteiro, e ten­do que mon­tá-lo nova­mente no local quan­do retornar, o man­dar por cor­reio para a loja vir­tu­al onde foi adquiri­do, pagan­do frete e dev­i­das despe­sas, para depois mon­tá-lo nova­mente quan­do chegar? Pre­fi­ra com­prar motores já com a insta­lação inclusa, pois se der algum defeito ou manutenção, o téc­ni­co vai até sua casa e faz a manutenção no local sem cus­to adi­cional ao cliente. 

Como abrir man­ual­mente um portão deslizante quan­do acabou a energia? 

São duas as for­mas prin­ci­pais: Primeiro, com uma chave comum, igual a de uso em cadea­d­os, destrave na parte de trás do motor como se fos­se abrir uma por­ta, e puxe a ala­van­ca onde fica o mio­lo da fechadu­ra, fazen­do com que o portão cor­ra livre de for­ma man­u­al; Segun­do, deve haver um furo na parte de trás da tam­pa que cobre o motor. Neste furo, coloque uma chave allen (obri­ga­to­ri­a­mente acom­pan­ha o motor na hora da insta­lação) no furo atrás da care­nagem, encaixan­do em um para­fu­so que fica no eixo den­tro desse furo. Giran­do no sen­ti­do horário, lib­era o portão para o modo de fun­ciona­men­to man­u­al, e giran­do no sen­ti­do anti-horário, vol­ta a travar o portão para uso com o con­t­role. Portão Eletrôni­co Parou de Fun­cionar Recan­to Bom Jesus 

Qual é o tem­po de garantia? 

Garan­tia de 3 meses sobre serviços efe­t­u­a­dos de manutenção em portão ou manutenção e con­ser­to de motor de portão, e garan­tia de 1 ano para insta­lação de motores novos. 

O portão automáti­co é um dis­pos­i­ti­vo que con­tro­la a aber­tu­ra e fechamen­to de uma por­ta por meio da oper­ação de um motor elétri­co. Geral­mente, esse tipo de equipa­men­to é uti­liza­do em gara­gens res­i­den­ci­ais ou com­er­ci­ais para que os motoris­tas não pre­cisem sair do car­ro para abrir e fechar a por­ta. Além dis­so, o portão automáti­co pro­por­ciona maior segu­rança à pro­priedade, pois impede a entra­da de pes­soas estra­nhas sem autorização.

Qual é o alcance do con­t­role remo­to de portão? 

Depende muito da região onde o motor está insta­l­a­do. Em regiões sem inter­fer­ên­cia o alcance pode chegar a 100 met­ros de dis­tân­cia. Portão Eletrôni­co Parou de Fun­cionar Recan­to Bom Jesus, A inter­fer­ên­cia de sinal ocorre quan­do pelas ime­di­ações existe insta­l­a­da torre de ante­nas de celu­lar, torre de trans­mis­são, rádio pira­ta, e muitas vezes o próprio alarme de car­ro impli­ca na inter­fer­ên­cia e per­da de sinal da cen­tral de portão.