F5 Motor para Portão - F5 Motor Para Portao Automático
F5 Motor para Portão Automático PPA

(11)96339–7834 — (11)2506–4270

Instalação de Motor para Portão

Para qual­quer mod­e­lo de portão, existe o motor ide­al. Seja bas­cu­lante, deslizante ou piv­otante. Temos F5 Motor para Portão Automático.

manutenção de motor de portão automático

Manutenção de Motor para Portão

O motor do portão apre­sen­ta algum defeito, mas ain­da não é hora de sub­­sti­­tuí-lo, a solução mais ade­qua­da seria a manutenção desse motor. Se pre­cis­ar, F5 Motor para Portão Automático.

Top Motor para Portão

Reforma de Motor para Portão

Casos em que a manutenção seja mais com­plexa, mas ain­da tem solução, nada mel­hor do que uma refor­ma do motor para aumen­tar a vida útil do equipa­men­to. Encon­tre um téc­ni­co próx­i­mo á você que tra­bal­ha com F5 Motor para Portão Automático.

F5 Motor para Portão Automático PPA

Assistência Técnica de portões automáticos

Para solic­i­tação com téc­ni­cos pres­en­ci­ais ou por vídeo chama­da. Sem pre­cis­ar sair de casa, tentare­mos solu­cionar o prob­le­ma do seu motor para portão.

F5 Motor para Portão Automático

Troca da Central de comando eletrônica do Motor para Portão

Con­sid­er­a­da o “cére­bro” dos motores, a pla­ca é o item prin­ci­pal em uma manutenção de portão automáti­co, que faz a comu­ni­cação entre todos os itens do motor para portão. Con­sulte tam­bém F5 Motor para Portão Automático.

controle remoto de portão

Venda e configuração de controle remoto para Portão Automático

Mais da metade das lig­ações em nos­sa empre­sa são para com­pra de con­t­role remo­to de motor de portão. Vendemos con­t­role das maiores mar­cas nacionais (PPAGaren e Pec­cinin).

Quero lig­ar um portão automáti­co por sen­sor de imã mas não sei qual tipo de sen­sor pos­so usar? 

Se o sen­sor se ref­ere ao aciona­men­to do portão automáti­co com sen­sor de pre­sença ou algo do tipo, não recomen­damos, pois pode abrir e fechar o portão em momen­tos inde­v­i­dos, assim que o sen­sor achar que alguém pas­sou no local ou quan­do um ani­mal de esti­mação pas­sar por per­to do sen­sor. O ide­al é por con­t­role remo­to mes­mo, ou botoeira lig­a­da na pla­ca do motor. 

Pos­so com­prar um con­t­role remo­to e sin­cronizar para meu portão sem chamar um técnico? 

Pode sim, se con­seguir faz­er con­forme nos­sos man­u­ais de cod­i­fi­cação do nos­so site, e saben­do qual o mod­e­lo de con­t­role do seu portão. 

Quais as van­ta­gens e desvan­ta­gens do motor para portão Basculante? 

— Van­ta­gens: Com o motor insta­l­a­do, é práti­co para abrir, e pode-se usar um motor de portão bem rápi­do, que hoje em dia pode abrir o portão em aprox­i­mada­mente 4 segun­dos. Só de saber que quan­do pre­cisa entrar ou sair de casa sem ficar demor­an­do muito com o portão aber­to, prin­ci­pal­mente pela questão de segu­rança, é uma óti­ma escol­ha. — Desvan­ta­gens: Como todos já devem ter nota­do andan­do nas ruas, a maio­r­ia dos portões bas­cu­lantes abre invadin­do a calça­da, e pegan­do de sur­pre­sa em alguns casos os pedestres que pas­sam pela frente. Motor PPA Manutenção Vila Maria Tereza, Algum tem­po atrás esta­va trami­tan­do não sei se da prefeitu­ra de São Paulo ou de algu­ma das cidades próx­i­mas, um pro­je­to de lei para a reg­u­lar­iza­ção deste tipo de portão, porque abrir invadin­do o espaço da calça­da é ile­gal. Talvez ain­da não ten­ha saí­do dos pro­je­tos por causa do grande número de casas que já pos­suem portão desse tipo, e se tivessem que mudar todos ao mes­mo tem­po seria um caos. 

Sem aper­tar nen­hum con­t­role remo­to, o portão automáti­co pode abrir sozinho? 

Não é nor­mal, e nem deve acon­te­cer isso. Caso acon­teça, é pre­ciso tro­car o códi­go do con­t­role, pois pode ter sido clon­a­do, ou tro­car a fre­quên­cia do portão por uma dig­i­tal atu­al, para evi­tar inter­fer­ên­cias ou clon­a­gens. Em alguns casos o portão abre soz­in­ho quan­do tem algum prob­le­ma na fotocélu­la, que indi­ca que algum obje­to está debaixo do portão, e faz com que ele abra nova­mente enquan­to esta­va fechan­do. Out­ro moti­vo para isso acon­te­cer é quan­do algum dos con­troles remo­tos está com defeito, e por algu­ma sen­si­bil­i­dade no cir­cuito do botão do con­t­role, abre o portão sem ninguém ter aper­ta­do os botões. 

Como abrir man­ual­mente um portão deslizante quan­do acabou a energia? 

São duas as for­mas prin­ci­pais: Primeiro, com uma chave comum, igual a de uso em cadea­d­os, destrave na parte de trás do motor como se fos­se abrir uma por­ta, e puxe a ala­van­ca onde fica o mio­lo da fechadu­ra, fazen­do com que o portão cor­ra livre de for­ma man­u­al; Segun­do, deve haver um furo na parte de trás da tam­pa que cobre o motor. Neste furo, coloque uma chave allen (obri­ga­to­ri­a­mente acom­pan­ha o motor na hora da insta­lação) no furo atrás da care­nagem, encaixan­do em um para­fu­so que fica no eixo den­tro desse furo. Giran­do no sen­ti­do horário, lib­era o portão para o modo de fun­ciona­men­to man­u­al, e giran­do no sen­ti­do anti-horário, vol­ta a travar o portão para uso com o con­t­role. Motor PPA Manutenção Vila Maria Tereza 

Quan­to á segu­rança de Portões Automáti­cos, qual o melhor? 

No que se ref­ere á segu­rança, o ide­al é o portão de cor­rer. A segu­rança é mel­hor pela questão de o portão travar mel­hor quan­do está fecha­do, e não ter mui­ta margem para que pes­soas forcem e abram o portão. Já o portão bas­cu­lante não é total­mente seguro, pois oo sis­tema de aber­tu­ra do portão serve como ala­van­ca. Em muitos casos, os clientes usam tra­va elétri­ca, para aju­dar a travar o portão, o que na min­ha opinião não é tão mel­hor, já que tra­va elétri­ca é fra­ca… Motor PPA Manutenção Vila Maria Tereza, O portão piv­otante, sem chance algu­ma de ser seguro. Somente usan­do um cadea­do mes­mo quan­do ficar desli­ga­do por lon­gos perío­dos, pois é muito vul­neráv­el para travar somente com o motor do portão. 

Quais os tipos de portão mais comuns fab­ri­ca­dos no Brasil? 

Portões de tubos (tubo de aço gal­va­niza­do); portões com­bi­na­dos de tubo com madeira exter­na para dar o acaba­men­to; portões de telas rígi­das, com vari­a­dos for­matos; e portões tubu­lares for­ra­dos com lambril. 

Portão automáti­co de casa parou de fun­cionar, o que eu faço? 

O ide­al mes­mo é que um téc­ni­co vá até o local do portão para faz­er uma avali­ação mais pre­cisa do que pode ter ocor­ri­do. Vamos detal­har por partes os pon­tos prin­ci­pais a se ver­i­ficar quan­do o portão para de fun­cionar: ver­i­ficar se os dis­jun­tores estão lig­a­dos (geral­mente os dis­jun­tores ficam no quadro de força da frente da casa, e tem um val­or de amper­agem de aprox­i­mada­mente 10 amperes); ver­i­ficar se o fusív­el da pla­ca do motor está queima­do (o fusív­el se encon­tra per­to dos fios de ener­gia da cen­tral de coman­do do motor, e para ver­i­ficar o mes­mo, lem­bre-se sem­pre de desli­gar a ener­gia elétri­ca que abastece o motor do portão ou a toma­da de onde ele é lig­a­do); ver­i­ficar se chega ener­gia elétri­ca pelos fios de entra­da da pla­ca (caso o dis­jun­tor este­ja lig­a­do e o fusív­el inteiro, os fios de ener­gia podem estar rompi­dos); Motor PPA Manutenção Vila Maria Tereza, Haven­do ener­gia elétri­ca que é o prin­ci­pal, o defeito pode estar em qual­quer peça do motor, neces­si­tan­do que um téc­ni­co espe­cial­iza­do faça uma cor­re­ta avali­ação no seu motor de portão automáti­co. Todos os testes aci­ma descritos são pref­er­en­cial­mente feitos por alguém do ramo, que tra­bal­he com portões automáti­cos, para evi­tar aci­dentes ou choque elétri­co durante as análises. 

Quais os cuida­dos com o portão social usa­do jun­to ao portão automático? 

Imag­ine se em sua residên­cia existe um portão eletrôni­co deslizante ou bas­cu­lante, e um inter­fone com fechadu­ra eletrôni­ca no portão social, sendo que o portão social fica ou embu­ti­do no portão bas­cu­lante, ou no meio do cam­in­ho onde o portão deslizante irá pas­sar. Chega uma visi­ta na sua casa. Não pre­cisa mais ir até o portão para abrir com as chaves, bas­ta aper­tar pelo inter­fone, e o portão social se abrirá. Mas e se a pes­soa que chegou não fecha o portão social dire­ito, deixan­do ele meio aber­to. Quan­do alguém for usar o portão de entra­da de car­ro, se pre­pare para o pre­juí­zo. O portão deslizante irá cor­rer para cima da por­ta social que está aber­ta, ou o portão bas­cu­lante fará sua aber­tu­ra subindo, e a por­ta social vai cair no meio do cam­in­ho, cau­san­do um choque entre os portões, e tra­van­do total­mente os mecan­is­mos. Existe um sis­tema de inter­trava­men­to eletrôni­co, que impede que os portões abram ao mes­mo tem­po. Mas não se pode usar isso como um padrão, cada portão tem um sis­tema difer­ente, com volt­a­gens difer­entes, e sen­sores difer­entes. Como fun­ciona: Enquan­to o portão social está aber­to, um fio de coman­do do motor do portão bas­cu­lante ou deslizante estará desli­ga­do, impedin­do seu aciona­men­to, mes­mo se alguém ten­tar acioná-lo no con­t­role, e vice-ver­sa, quan­do o motor está abrindo o portão de entra­da de car­ro, o social fica ina­ti­vo, não poden­do ser aber­to pelo inter­fone. Alguns téc­ni­cos, por fal­ta de exper­iên­cia, insta­lam sen­sores de fotocélu­la nas extrem­i­dades pegan­do os dois lados da por­ta social, fazen­do com que o portão não abra enquan­to a fotocélu­la estiv­er indi­can­do o portão social no cam­in­ho. Motor PPA Manutenção Vila Maria Tereza, Isso não evi­ta que o portão já este­ja aber­to, e alguém abra a por­ta social, o que causará col­isão dos mecan­is­mos na hora do fechamen­to. Um sis­tema ide­al, que faz o mes­mo do sis­tema de inter­trava­men­to já exis­tente, faz uma conexão dos fios de fim de cur­so de aber­tu­ra, enganan­do o motor do portão, para que enten­da que o portão já está aber­to, e por isso não tem mais para onde abrir. Assim que o portão social se fecha, os fios do fim de cur­so voltam à posição de aber­tos, e o fun­ciona­men­to está nova­mente funcionando. 

O que é necessário para a insta­lação do motor de portão automático? 

Pon­to de ener­gia ou toma­da com volt­agem de 220 volts, além de dois dis­jun­tores de 5 a 10 Amperes pro­te­gen­do os fios de ener­gia que chegam ao motor. 

O portão automáti­co é um dis­pos­i­ti­vo eletrôni­co que abre e fecha a pas­sagem de veícu­los por meio da emis­são de sinais sonoros ou lumi­nosos. Geral­mente, ele é aciona­do por con­t­role remo­to ou por sen­sor insta­l­a­do no chão. Esse tipo de equipa­men­to tem se tor­na­do cada vez mais comum nas residên­cias, dev­i­do às van­ta­gens que ofer­ece: prati­ci­dade, segu­rança e econo­mia de tem­po. Além dis­so, o portão automáti­co pode ser cus­tomiza­do de acor­do com as neces­si­dades do cliente, poden­do ser fab­ri­ca­do em diver­sas cores e materiais.

Quais as peças mais comuns nos motores bas­cu­lantes de portão? 

O motor de portão é for­ma­do por um con­jun­to de peças que são:- Cal­ha de alumínio padrão de 1,4 met­ros;- Eixo de fuso com rosca para aciona­men­to;- Batoque supe­ri­or (tamp­in­ha que fecha o per­fil de alumínio);- Por­ca acionado­ra (peça de nylon que corre den­tro do alumínio para cima e para baixo);- Acoplador que faz a junção do fuso com o redu­tor do motor;- Car­caça de fer­ro fun­di­do (2 partes que fecham, com as peças inter­nas, for­man­do o moto-redu­tor do portão);- Esta­tor do motor (parte inter­na do motor com­pos­ta por cen­te­nas de voltas de cobre, para cri­ar o cam­po mag­néti­co);- Eixo inter­no com induzi­do, rola­men­to e rosca sem fim inter­na (eixo prin­ci­pal inter­no do motor que faz a lig­ação entre todas as peças inter­nas);- Engrenagem de nylon prin­ci­pal;- Caixa e tam­pa para cen­tral eletrôni­ca de coman­do;- Cen­tral de coman­do eletrôni­ca;- 02 con­troles remotos. 

Qual é o tem­po de insta­lação do motor de portão? 

Motor para portão bas­cu­lante leva em média 1 hora para ser insta­l­a­do; Motor para portão deslizante leva em média 2 horas para ser insta­l­a­do; Motor para portão piv­otante leva em média 3 horas para ser instalado. 

Deu um raio durante uma tem­pes­tade, e queimou a pla­ca do meu motor. Pode ser consertada? 

Con­ser­ta­da até pode ser, mas não com­pen­sa. Imag­ine que a sobre­car­ga queimou alguns dos com­po­nentes eletrôni­cos do motor. Ao queimar ess­es com­po­nentes, os com­po­nentes próx­i­mos sofr­eram uma cer­ta sobre­car­ga, não a pon­to de queimar, mas uma sobre­car­ga fora do nor­mal do seu fun­ciona­men­to. Quan­do o téc­ni­co for con­ser­tar, vai tro­car somente os com­po­nentes que estão queima­dos, e os com­po­nentes que sofr­eram, mas não queimaram, con­tin­u­am na pla­ca. Em pouco tem­po, ess­es com­po­nentes vão queimar ou parar de fun­cionar tam­bém, cau­san­do mais tanstornos, e mais gas­tos com assistên­cia téc­ni­ca. Motor PPA Manutenção Vila Maria Tereza, Seguin­do esse raciocínio é que as segu­rado­ras dão prefer­ên­cia hoje em dia á sub­sti­tu­ição dos equipa­men­tos dan­i­fi­ca­dos do que ser fei­ta uma reparação nos mesmos. 

Portão automáti­co é um pro­du­to que está cada vez mais pre­sente nas residên­cias brasileiras. Isso se deve ao fato de que ele ofer­ece inúmeros bene­fí­cios, como por exem­p­lo: segu­rança, prati­ci­dade e econo­mia. Quem pos­sui um portão automáti­co pode ficar tran­qui­lo quan­to à segu­rança da sua casa, pois o sis­tema fun­ciona horas por dia e 7 dias por sem­ana. Além dis­so, o portão automáti­co é extrema­mente práti­co, pois dis­pen­sa a neces­si­dade de abrir e fechar man­ual­mente. Por últi­mo, mas não menos impor­tante, o portão automáti­co é bas­tante econômi­co, já que gas­ta menos ener­gia elétri­ca do que um portão convencional.