F5 Motor para Portão - F5 Motor Para Portao Automático
F5 Motor para Portão Automático PPA

(11)96339–7834 — (11)2506–4270

Instalação de Motor para Portão

Para qual­quer mod­e­lo de portão, existe o motor ide­al. Seja bas­cu­lante, deslizante ou piv­otante. Temos F5 Motor para Portão Automático.

manutenção de motor de portão automático

Manutenção de Motor para Portão

O motor do portão apre­sen­ta algum defeito, mas ain­da não é hora de sub­­sti­­tuí-lo, a solução mais ade­qua­da seria a manutenção desse motor. Se pre­cis­ar, F5 Motor para Portão Automático.

Top Motor para Portão

Reforma de Motor para Portão

Casos em que a manutenção seja mais com­plexa, mas ain­da tem solução, nada mel­hor do que uma refor­ma do motor para aumen­tar a vida útil do equipa­men­to. Encon­tre um téc­ni­co próx­i­mo á você que tra­bal­ha com F5 Motor para Portão Automático.

F5 Motor para Portão Automático PPA

Assistência Técnica de portões automáticos

Para solic­i­tação com téc­ni­cos pres­en­ci­ais ou por vídeo chama­da. Sem pre­cis­ar sair de casa, tentare­mos solu­cionar o prob­le­ma do seu motor para portão.

F5 Motor para Portão Automático

Troca da Central de comando eletrônica do Motor para Portão

Con­sid­er­a­da o “cére­bro” dos motores, a pla­ca é o item prin­ci­pal em uma manutenção de portão automáti­co, que faz a comu­ni­cação entre todos os itens do motor para portão. Con­sulte tam­bém F5 Motor para Portão Automático.

controle remoto de portão

Venda e configuração de controle remoto para Portão Automático

Mais da metade das lig­ações em nos­sa empre­sa são para com­pra de con­t­role remo­to de motor de portão. Vendemos con­t­role das maiores mar­cas nacionais (PPAGaren e Pec­cinin).

Quan­do ligo a ener­gia o motor ron­ca forte sem acionar. O que será? 

A cen­tral pode estar em cur­to, e o relé está trava­do. Em alguns casos, bas­ta bater lev­e­mente sobre o relé, e ele vol­ta a fun­cionar. Porém, isso não é solução, pode voltar a travar, sendo necessária a sub­sti­tu­ição do relé ou da própria central. 

Como cod­i­ficar con­troles da fre­quen­cia 433MHZ na cen­tral do motor Garen de portão: (Portão Bas­cu­lante ou Portão Deslizante) 

Primeiro é pre­ciso reti­rar os qua­tro para­fu­sos que fecham a tam­pa da cen­tral, para ter aces­so á pla­ca. Na pla­ca do motor garen é pre­ciso encon­trar duas pern­in­has de met­al, onde está escrito a palavra PROG. Tem uma pecin­ha pre­ta (JUMPER) que pode se encaixar nas duas pern­in­has de met­al para fechar o cir­cuito, e deste modo, entrar em modo de pro­gra­mação. Feche o cir­cuito e aguarde alguns segun­dos até que os leds ver­mel­ho e verde per­maneçam ace­sos. Aperte o botão do con­t­role remo­to novo que quer cod­i­ficar (pre­cisa ter certeza que o con­t­role é da mes­ma fre­quen­cia 433MHZ da pla­ca), a luz verde começa a pis­car por uns 5 segun­dos e vol­ta a ficar ace­sa. Motor de Portão Que­bra­do Vila Ester, No exa­to momen­to em que o led verde está pis­can­do, é pre­ciso aper­tar o botão BOT que se encon­tra per­to do PROG da cen­tral da Garen. Con­fir­man­do no BOT que aque­le con­t­role será usa­do nes­sa pla­ca, auto­mati­ca­mente o con­t­role ja está cadastra­do. Bas­ta repe­tir o mes­mo pas­so a pas­so para con­fig­u­rar os out­ros con­troles remo­tos de portão. Depois que todos já estão con­fig­u­ra­dos, retire o JUMPER do cir­cuito de PROG e aguarde até que os 2 leds (ver­mel­ho e verde) se apaguem. Pron­to, os con­troles já devem funcionar. 

Meu por­tao desce auto­mati­ca­mente o que faço? 

Se não foi opção sua o portão descer auto­mati­ca­mente por tem­po­rizador, é pre­ciso re-pro­gra­mar a cen­tral do motor, pois está erra­da. Isso de descer soz­in­ho é nor­mal, se o cliente optar pela reg­u­lagem de tem­po­riza­ção, mas se não for escol­ha do cliente, se tor­na algo perigoso, pois o portão pode fechar sobre os car­ros ou os pedestres em momen­tos inesperados. 

Qual o nome do portão que desliza para cima, sem ser o basculante? 

Pode ser por­ta de aço de enro­lar; pode ser portão bas­cu­lante anti­go, com guias de sus­ten­tação no teto; pode ser portão mod­e­lo amer­i­cano, que vai dobran­do aci­ma con­forme abre; pode ser do tipo com­por­ta, que tra­bal­ha com caixas de peso, e sobre reto sem artic­u­lar, porém é o mod­e­lo mais perigoso que existe, pois quan­do o cabo de aço se rompe o portão despen­ca, com riscos de machu­car quem estiv­er pas­san­do por baixo. 

Quan­to á segu­rança de Portões Automáti­cos, qual o melhor? 

No que se ref­ere á segu­rança, o ide­al é o portão de cor­rer. A segu­rança é mel­hor pela questão de o portão travar mel­hor quan­do está fecha­do, e não ter mui­ta margem para que pes­soas forcem e abram o portão. Já o portão bas­cu­lante não é total­mente seguro, pois oo sis­tema de aber­tu­ra do portão serve como ala­van­ca. Em muitos casos, os clientes usam tra­va elétri­ca, para aju­dar a travar o portão, o que na min­ha opinião não é tão mel­hor, já que tra­va elétri­ca é fra­ca… Motor de Portão Que­bra­do Vila Ester, O portão piv­otante, sem chance algu­ma de ser seguro. Somente usan­do um cadea­do mes­mo quan­do ficar desli­ga­do por lon­gos perío­dos, pois é muito vul­neráv­el para travar somente com o motor do portão. 

Portão automáti­co de lam­bril, bas­cu­lante, com 2,40x4,85 pre­ciso de 1 ou 2 motores? Com 1 motor o portão pode entortar? 

Por ser lam­bril, talvez seja o caso de ape­nas 1 motor mes­mo, pois é bem leve. O ide­al mes­mo é que um téc­ni­co faça a avali­ação dire­to no seu portão para ver­i­ficar peso, bal­ancea­men­to, alin­hamen­to, e ver se está tudo nos con­formes, para que seja insta­l­a­do 1 motor somente. Caso o portão abra e feche com facil­i­dade, porém seja de madeira ou mate­ri­ais pesa­dos, pode empe­nar com cer­to tem­po de uso, e o ide­al seria que tra­bal­has­se com 2 motores, para subir uniformemente. 

Qual é o tem­po de insta­lação do motor de portão? 

Motor para portão bas­cu­lante leva em média 1 hora para ser insta­l­a­do; Motor para portão deslizante leva em média 2 horas para ser insta­l­a­do; Motor para portão piv­otante leva em média 3 horas para ser instalado. 

As por­tas automáti­cas são mar­avil­has da tec­nolo­gia. Bas­ta segu­rar um pouco mais os cartões de iden­ti­fi­cação e eles serão aber­tos sem a neces­si­dade de um fun­cionário para faz­er o tra­bal­ho. Isso sig­nifi­ca que as pes­soas podem entrar e sair do pré­dio com mais rapi­dez e facil­i­dade. Além dis­so, as por­tas automáti­cas tor­nam o ambi­ente mais seguro, pois impe­dem a entra­da de estran­hos no prédio.

Os portões automáti­cos facili­tam a vida de quem pre­cisa pas­sar por eles. Bas­ta um toque no botão para que o portão se abra, pro­por­cio­nan­do uma maior como­di­dade e agili­dade. Além dis­so, os portões automáti­cos são muito seguros, pois con­tam com um sis­tema de fechamen­to automáti­co assim que alguém sai do recinto.

Como cod­i­ficar con­troles da fre­quên­cia 292MHZ na cen­tral ou recep­tor dos motores PPA, Garen ou GGPort de portão convencional: 

Esse mod­e­lo é tão fácil que nem é mais ven­di­do hoje em dia para motores novos. Exis­tem 8 arames numer­a­dos de 1 a 8 den­tro do con­t­role remo­to, e exis­tem 8 arames no mes­mo esque­ma no recep­tor ou cen­tral de portão de mod­e­lo mais anti­go. O códi­go con­siste em cor­tar os arames de for­ma igual, ou seja, se eu cor­tar os arames 1, 4, 7 do meu recep­tor, bas­ta cor­tar os mes­mo arames do con­t­role para que ele fique no mes­mo códi­go. Se eu quis­er cor­tar mais arames, pos­so faz­er a com­bi­nação que dese­jar, como por exem­p­lo cor­tar os arames 2, 3, 4, 5, 6, 8, fazen­do o mes­mo no con­t­role e no recep­tor. Hoje em dia não é mais uti­liza­do esse mod­e­lo em motores novos porque a quan­ti­dade de com­bi­nações para esse tipo de códi­go é de 256 com­bi­nações. Acon­te­cia bas­tante de uma pes­soa aper­tar o con­t­role e acionar o portão de out­ra pes­soa por coin­cidên­cia nos códigos. 

Como escol­her um portão Basculante? 

Algo que se tor­na ruim para quem tem um portão bas­cu­lante é quan­do a pes­soa com­pra o portão de alguém que fab­ri­ca o portão de for­ma aleatória, sem exper­iên­cia no ramo, ou que até ten­ha exper­iên­cia, mas não tem con­hec­i­men­to téc­ni­co o sufi­ciente para fab­ricar o portão visan­do os defeitos que podem ocor­rer oca­sion­al­mente. Exem­p­los: As roldanas supe­ri­ores, onde corre o cabo de aço lat­er­al do portão, se forem muito peque­nas, vão des­gas­tar até 10 vezes mais rápi­do o cabo de aço do portão, e a van­tagem que a pes­soa teve ao com­prar seu portão por um preço mais acessív­el aca­ba se tor­nan­do uma dor de cabeça anu­al, ten­do que chamar manutenção de portão em perío­dos cur­tos para faz­er a sub­sti­tu­ição do cabo de aço, que não é uma coisa tão sim­ples na maio­r­ia dos portões; Motor de Portão Que­bra­do Vila Ester, Out­ro exem­p­lo bem comum, já tem a ver com ser­ral­heiro que age de má fé, é quan­do o cliente com­pra um portão, e vem sem o motor, ou seja, com­pra o portão para insta­lar um motor mais pra frente, e o portão vem com os pon­tos de giro desal­in­hados, e as caixas de peso des­bal­anceadas. O portão fica tra­van­do na hora de subir e descer, além de ficar mais pesa­do do que o nor­mal. Quan­do o cliente procu­ra algu­ma empre­sa para autom­a­ti­zar o portão, o téc­ni­co vai avaliar, e se depara com ess­es defeitos no portão rel­a­ti­va­mente novo, e demon­stra para o cliente o que pre­cisa ser feito para ade­quar o portão ao motor. Quan­do o cliente vol­ta ao ser­ral­heiro onde adquir­iu o portão, o ser­ral­heiro diz que isso faz parte do serviço de quem vai insta­lar o motor, e diz que se a pes­soa com­prar um motor com ele, resolve todos ess­es defeitos sem cobrar nada além. Acred­item, isso é muito mais comum do que se imag­i­na. Por essas e out­ras coisas, fique sem­pre aten­to quan­do for escol­her uma fábri­ca para faz­er seu portão. 

O motor de portão automáti­co PPA é a solução ide­al para quem procu­ra rapi­dez, segu­rança e econo­mia. Insta­l­a­do em poucos min­u­tos, o pro­du­to pro­por­ciona um fun­ciona­men­to silen­cioso e ade­qua­do para qual­quer tipo de portal.

Tra­va eletro-mag­néti­ca é segura? 

Sin­ce­ra­mente, não acred­i­to que seja. A tra­va elétri­ca tra­bal­ha da seguinte for­ma: um pul­so elétri­co é man­da­do quan­do o motor é aciona­do, fazen­do com que a tra­va destrave, e libere o ciclo do portão. O que ninguém expli­ca, é que tra­va elétri­ca pre­cisa de lubri­fi­cação per­iódi­ca, para que o embo­lo sem­pre deslize da for­ma cor­re­ta durante seu uso. O que acon­tece em prati­ca­mente todas as residên­cias que tem tra­va elétri­ca, é que a pes­soa nun­ca chega per­to da tra­va para ver­i­ficar se o embo­lo está limpo e lubri­fi­ca­do, para tra­bal­har sem fal­has. Se enroscar, o motor não vai saber que não deve abrir, e com o embo­lo trava­do, vai ten­tar forçar ao máx­i­mo o portão para que abra. Esse é o caso em que mais se dan­i­fi­cam os motores de portão. Motor de Portão Que­bra­do Vila Ester, Out­ro item que fal­ta na maio­r­ia das insta­lações, é a plaquin­ha eletrôni­ca de tra­va elétri­ca. Essa plaquin­ha tem um cir­cuito que aciona em con­jun­to com o motor, mas o pul­so elétri­co dura somente alguns segun­dos, tem­po necessário para que o portão saia do pon­to ini­cial. Lig­a­da de for­ma erra­da, a tra­va fica em con­stante aciona­men­to durante o per­cur­so inteiro do portão, forçan­do demais seu fun­ciona­men­to, e aque­cen­do sem neces­si­dade. Aque­cen­do demais, com vários aciona­men­tos simultâ­neos, a tra­va elétri­ca pode queimar, e se estiv­er lig­a­da de for­ma erra­da em para­le­lo com o motor, aca­ba queiman­do o motor do portão junto. 

Con­si­go abrir a fechadu­ra elétri­ca com um con­t­role remo­to, assim como abro o portão basculante? 

Sim, pode ser feito des­ta maneira. Pre­cisa lig­ar uma fonte que ali­mente um recep­tor de sinal avul­so, que por sua vez aciona a fechadu­ra elétri­ca. Pode ser con­fig­u­ra­do até mes­mo no mes­mo con­t­role remo­to do portão bas­cu­lante, sendo um botão para a por­ta social e out­ro para o portão de garagem. Se o con­t­role já estiv­er con­fig­u­ra­do com os 2 botões no portão maior, é pre­ciso recon­fig­u­rar a cen­tral para que seja usa­do somente um dos botões para seu aciona­men­to. Motor de Portão Que­bra­do Vila Ester, Bas­tante gente hoje em dia não leva mais chave da fechadu­ra quan­do sai de casa, usa somente con­t­role remo­to para ambos os portões. Existe ape­nas um prob­le­ma: quan­do aca­ba a ener­gia elétri­ca a pes­soa não con­segue entrar em casa. Sem­pre é bom ter uma chave de reser­va por questão de segurança. 

Meu por­tao auto­mati­co esta fican­do baixo com o pas­sar dos anos, e ras­pa no chão. O que acontece? 

Para resolver este prob­le­ma, é pre­ciso con­tratar os serviços de um ser­ral­heiro. Para o portão ter desci­do como nesse caso, podem estar dan­i­fi­ca­dos os braços de sus­ten­tação, ou pre­cisan­do de reforços de sol­da. Motor de Portão Que­bra­do Vila Ester, Se o portão for autom­a­ti­za­do, é fun­da­men­tal resolver os reparos da ser­ral­he­ria antes que o motor seja dan­i­fi­ca­do tam­bém dev­i­do ao uso jun­to ao portão com avarias.